Processo de Seleção Unificado
 
   
Cursos e Perfil
Escolher outro curso

Curso: Ciências Sociais

Campus: Crato / CE
Titulação: Bacharelado / Licenciatura Plena
Turno: Tarde
Vagas: 40

Perfil do Curso

PERFIL

O Projeto Político Pedagógico do Curso de Ciências Sociais da URCA indica a formação de um profissional capaz de analisar e compreender a realidade social em seus múltiplos aspectos, possibilitando atuação através de uma formação teórica sólida, como suporte para a pesquisa e análise dos fenômenos sociais e operacionalização metodológica frente à complexidade dos campos cultural, político e social.

Nesse sentido, o Projeto visa oferecer uma certa amplitude de atuação profissional aos alunos, formando-os para desenvolver atividades de maneira "generalista", isto é, profissionais capazes de atuar nos campos da Sociologia, da Antropologia e das Ciências Políticas. O Curso formará profissionais ligados à investigação e estudo da sociedade em seus aspectos políticos, sociais e culturais. Ele está estruturado de maneira a propiciar ao aluno formar-se como Bacharel, Licenciado, ou optar pelos dois títulos acadêmicos: Bacharel e Licenciado Pleno em Ciências Sociais.

Ao se decidir pela licenciatura no Curso de Ciências Sociais da URCA, o aluno deverá entrar em contato com disciplinas pedagógicas e, também, realizar um estágio supervisionado em uma instituição de ensino. O licenciado em Ciências Sociais, comprometido com a dimensão pedagógica do saber profissional, estará legalmente apto para o exercício do magistério de disciplinas específicas do ensino fundamental e do ensino médio em escolas da rede pública ou privada.

O aluno deverá apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso, com apreciação teórico-metodológica de sua inserção na comunidade. Tal trabalho será avaliado presencialmente por uma banca de três professores do Departamento afeitos à área de estudos em questão.

Fazemos ciência de que o Projeto Político Pedagógico do Curso de Ciências Sociais da URCA atende aos aspectos da legislação de acordo com o Conselho Nacional de Educação e a Câmara de Educação Superior, através da Resolução CNE/CES 17, de 13 de março de 2002, que estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Ciências Sociais – Antropologia, Ciência Política e Sociologia. O Artigo 1º das Diretrizes Curriculares para os cursos de Ciências Sociais – Antropologia, Ciência Política e Sociologia, integrantes dos Pareceres CNE/CES 492/2001 e 1.363/2001, orientam a formulação do projeto pedagógico do referido curso.

Além desta Resolução, o Curso atende à Resolução CNE/CP1 de 18 de fevereiro de 2002, que trata instituir as Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores da Educação Básica em nível superior; da Resolução CNE/CP2 de 19 de fevereiro de 2002, que trata da Duração e Carga Horária destes Cursos, no caso de Licenciatura de graduação plena.

 

Modalidade: a modalidade de Licenciatura tem uma carga de 2.820 horas e o Bacharelado de 2.640 horas.
Duração: O período de integralização do Curso é 04 (quatro) anos, ou seja, 08 (oito) semestres.

  Home
  Inscrições Online
  Formulários
  Cronograma
  Programa de Estudo
  Cursos e Perfil
  Obras Literárias
  Provas e Gabaritos
  Pesquisa de Resultados
 
 
A Comissão Executiva do Vestibular é o órgão vinculado à Reitoria que tem por responsabilidade a seleção de novos alunos da URCA, através do Processo Seletivo realizado semestralmente. É formada por professores e agentes técnico-administrativos da universidade.
Universidade Regional do Cariri - URCA
Rua Cel. Antônio Luiz, 1161 - Pimenta - Crato - CE
(88) 3102 1212
Comissão Executiva do Vestibular - CEV
Rua Teófilo Siqueira, nº 684, Pimenta - CEP: 63.105-100 - Crato - CE
(88) 3102 1276 ou (88) 3102 1230 - vestibular@urca.br