Apresentação

Brasil: Ontem e Hoje

Caio Prado Jr. ressaltava os traços de continuidade do Brasil Colônia no Brasil contemporâneo ao analisar o caráter inorgânico da economia mais voltada para os grandes centros do que para o país. Essa herança colonial não desfeita por uma revolução democrática no estilo jacobino constitui um óbice para o desenvolvimento democrático do país.

Em seu livro a Revolução Brasileira, Caio Prado Jr. já captava as transformações ocorridas no seio da burguesia brasileira com JK, de nacional desenvolvimentista para um desenvolvimento vinculado ao capital estrangeiro e associado às multinacionais.

Para Prado Jr. quanto mais desenvolvimento capitalista por essa vertente maior a dependência e a subordinação da economia e da sociedade aos grandes centros da economia mundial.

O Brasil vive hoje o que Leda Paulani caracterizou como financeirização da economia. Vivemos momentos dramáticos da nossa história: o desemprego e subemprego vicejam; e o esboço de Estado de Bem-Estar Social, desenhado pela Constituição de 1988, foi desfigurado com o aprofundamento do golpe que apeou da presidência Dilma Rousseff.

O Bonapartismo, termo que significa a acentuação e hipertrofia do Executivo frente às instituições parlamentares, e o crescimento do papel das Forças Armadas no controle do aparelho de Estado, mostram a atualidade das reflexões de um pensador como Domenico Losurdo que analisou no 18 Brumário o abandono, por parte da burguesia, de posições democráticas para assumir posições antidemocráticas no plano histórico com o advento da classe trabalhadora e suas formas de luta.  

A universidade é um mirante privilegiado para a análise do momento histórico em que vivemos. Refletir e debater criticamente, à luz de pensadores clássicos os rumos da sociedade, da política e da economia do país é o objetivo do seminário Brasil: ontem e hoje.

Programação

Brasil: Ontem e Hoje

13/05/2019

14/05/2019

Comitê técnico do Evento

Brasil: Ontem e Hoje

Cronograma do Evento

Brasil: Ontem e Hoje

Atividades do Evento

Brasil: Ontem e Hoje

Fale conosco

Brasil: Ontem e Hoje

Receba notícias Exclusivas