Apresentação

II Seminário Nacional Povos Indígenas do Cariri Cearense

Olá, Sejam bem-vindos  ao II Seminário Nacional dos Povos Indígenas do Cariri Cearense.

 

Este evento é organizado pela Universidade Regional do Cariri - URCA www.urca.br, através do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos Fundamentais - GEDHUF e do Núcleo de Estudos de Descolonização do Saber – NEDESA, junto com a Associação Índios Cariri de Poço Dantas e o LAGENTE-UFG.

O objetivo do Seminário é construir uma agenda propositiva para o fortalecimento do movimento indígena na região do Cariri e da troca de saberes indígenas com os saberes acadêmicos. O foco da primeira edição, realizada em 2019, foi contribuir para o fortalecimento do processo de afirmação étnica dos Kariris de Poço Dantas. Promovemos a reunião dos Kariri de Maratõa-Crateús com seus parentes de Poço Dantas, cujos encontros, tanto na Universidade quanto na Comunidade de Poço Dantas, ajudaram a consolidar a organização de demandas em torno da garantia de direitos constitucionais e/ou originários como a manutenção exclusiva de seu território e a erradicação da precariedade do acesso a água, saúde e educação.

O evento anual é dedicado à celebração do dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado pela UNESCO no dia 9 de agosto.

Nesta segunda edição seguimos no propósito de fortalecer a rede de trocas entre os Kariri, ampliando o encontro para lideranças do Piauí, São Benedito, Iguatu e Crateús. Vamos promover também o encontro de grupos e pessoas da região do Cariri que estão em processo de autorreconhecimento e/ou afirmação étnica kariri. Teremos também mesas envolvendo pesquisadores acadêmicos sobre a presença indígena na região do Cariri, além de minicursos sobre literatura e direito indígena.

A programação poderá ser acompanhada on line pelo endereço da Associação dos Indios Cariri do Sítio Poço Dantas, no Facebook e os minicursos serão acompanhados pela plataforma Google Mmeet. Todos os inscritos na plataforma oficial do evento http://cev.urca.br/siseventos/site/kariris poderão ser certificados pela URCA, na medida em que assinam a pelo menos 75% das atividades. Para aqueles que não estiverem inscritos, poderão acompanhar livremente pelo Facebook, sem obtenção do certificado.

A exemplo do I Seminário, realizado em 2019, os custos de realização serão suportados pela URCA e as doações para o evento, pagamento de inscrições, optativas, ou outros valores de doação, serão creditadas na conta da Associação dos Indios Cariri do Sítio Poço Dantas em Crato, uma instituição sem fins econômicos criada para apoiar a iniciativa Cariri, sua gente e suas ações.

O primeiro seminário contribuiu para a instalação de uma tenda de madeira e coberta de palha na comunidade para as reuniões e eventos.

Você pode ser doador com a contribuição mínima de R$ 10,00.

 

 

Programação

II Seminário Nacional Povos Indígenas do Cariri Cearense

09/08/2020

10/08/2020

11/08/2020

Comitê técnico do Evento

II Seminário Nacional Povos Indígenas do Cariri Cearense

    JOSÉ PATRICIO PEREIRA MELO (URCA/GEDHUF/GEOPARK ARARIPE)

    THIAGO FLORÊNCIO (URCA/NEDESA)

    VANDA ROSENO BATISTA (ASSOCIAÇÃO DOS ÍNDIOS CARIRI DO SÍTIO POÇO DANTAS-UMARI)

    JOEDSON NASCIMENTO (LAGENTE, UFG)

    ALEXANDRE GOMES (NEPE/UFPE)

    ESTEVÃO PALITOT (ANTROPOLOGIA - UFPB)

Cronograma do Evento

II Seminário Nacional Povos Indígenas do Cariri Cearense

    Inscrições:

    22/07 a 05/08 de 2020

    Realização:

    09 a 11 de Agosto de 2020

Atividades do Evento

II Seminário Nacional Povos Indígenas do Cariri Cearense



Fale conosco

II Seminário Nacional Povos Indígenas do Cariri Cearense

Receba notícias Exclusivas




José Patricio Pereira Melo (patricio.melo@urca.br)

Thiago Florencio (thiagoabreuflorencio@gmail.com)

Joedson da Silva (joedsonfsn@gmail.com

Vanda Roseno Batista (vandatist@hotmail.com)